29 de dez. de 2010

Homem preso vira Prefeito

por André Coimbra

Isso aconteceu na França e quem conta é um brilhante escritor francês, Victor Hugo, no livro “Os Miseráveis”.

O livro conta a história de Jen Viljean, um homem, que para salvar a família, que passava fome, rouba um pedaço de pão. Pelo crime, ele é condenado a cinco anos de trabalhos forçados, com correntes amarradas nos pés. Ele tenta fugir e por isso sua pena é aumentada para dezenove anos! Depois de tantos anos na cadeia, seu coração está duro e cheio de rancor. Anos depois da saída da prisão, Jean é um homem rico e poderoso, governante da cidade. Mas a história está só no começo...

O autor mostra como o amor pode mudar o destino de uma pessoa. Como um gesto de caridade, pode fazer com que um homem, que pelas circunstâncias da vida cometeu um crime, seja transformado em alguém com coração humanitário. Jean encontra pessoas que o levam a ter, pelo exemplo, uma transformação interior. A mudança é tanta que Jean salva uma menina, filha de uma prostituta, que vive na casa de vigaristas, maltratada, humilhada, tratada como um cachorro de rua nos trapos e farrapos da vida.

Os miseráveis, Victor Hugo

Victor Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1.802 e faleceu em 1.885, na França. É o principal nome do romantismo francês e escreveu diversos poemas e romances como o famoso “O corcunda de Notre Dame”.

Seus livros retratam as condições humanas, desde a mais rica até a mais pobre, sempre mostrando o caráter de seus personagens.

O livro que li foi uma adaptação do original “Les Miserables” (título original). O escritor que adaptou a obra (Walcir Carrasco) descreve o romance em frases curtas e objetivas.

Um ótimo livro, pois traz reflexões sobre nossa sociedade “moderna” e “industrializada”.

Depois que li esse livro passei a admirar leitura! E estou agora lendo Contos de Fantasmas... Já leu esse? Aguarde na próxima edição no Blog!

Nenhum comentário: